top of page
O G.R.E.S. Império da Praça Seca é uma escola de samba da cidade do Rio de Janeiro, fundada a 28 de junho de 2009. A escola fica sediada atrás do IPASE da Praça Seca, um condomínio que fica em frente à comunidade da Chacrinha, na Rua Cândido Benício.

Um terreno de uma antiga obra abandonada foi comprado na comunidade do IPASE e será nele a nova quadra da escola. No entanto, provisoriamente, a quadra utilizada fica em frente, no antigo Clube dos Veteranos, alugado pela escola.

Por sua localização a escola quase se chamou "Império do Mato Alto" devido à proximidade com o bairro não-oficial supracitado. Algumas camisas sob essa denominação chegaram a ser confeccionadas, mas pouco antes da data de fundação oficial o nome foi mudado como forma de homenagear o bairro da Praça Seca.

Os preparativos para a criação da escola de samba começaram em abril de 2009, por ideia de Lúcia Costa, Antônio, Ivonete, Bira, Branco, Jucélio, Clayton, entre outros moradores das comunidades do IPASE e Fazenda Mato Alto, em sua maioria frequentadores da escola de samba Renascer de Jacarepaguá, que tinham a ideia de criar um bloco carnavalesco. Muitos consideram como sua data de fundação o dia 23 de abril de 2009, quando foi realizada a Festa de São Jorge com o carro de som trazido pelo grupo, e foi lançada a semente do bloco Império do Mato Alto.
 
Criado o bloco, posteriormente, surgiu a ideia de que o bloco virasse uma escola de samba. Com a ideia de conseguir patrocínio de empresas da área central da Praça Seca, e de unificar todas as comunidades próximas (Chacrinha, IPASE e Fazenda Mato Alto) em torno da escola, o nome foi alterado quando da oficialização da fundação. Inicialmente a agremiação desfilaria somente no grupo de avaliação, portanto sem concorrer ao título. Após a fundação oficial, devido à Unidos do Sacramento ter desistido de desfilar no carnaval carioca, a Praça Seca entrou em sua vaga, da mesma forma como a Unidos do Sacramento também já havia entrado no lugar da extinta Foliões de Botafogo.

G.R.E.S. IMPÉRIO DA PRAÇA SECA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

bottom of page